terça-feira, 23 de março de 2010

23.03.10
a) Como avaliar a informação online?

Para encontrar resposta a isto é fundamental ter em atenção os pressupostos defendidos por Tillman. Tillman defende que os requisitos para avaliar a informação online não são muito diferentes dos usados para avaliar a informação impressa.
Tendo em conta o supracitado, Tillman apresenta um conjunto de indicadores indispensáveis para a avaliação da informação. Sendo assim, os indicadores expostos por Tillman são os seguintes:
É indispensável que o utilizador ao aceder a um site consiga perceber de uma forma clara qual é a temática e objectivo do site.
A informação deve ser provida de um carácter fidedigno.
Deve haver um cuidado na escolha dos formatos e a velocidade de acesso ao site deve ser rápida.
Apesar Tillman estar correcto relativamente a estes pressupostos, há mais que classificar e ter em conta na elaboração de informação online. Parafraseando Geer:
“The evaluation tools that have been designed and used for centuries to
evaluate traditional printed resources are not sufficient in assessing the credibility
of material found on the Web due to the nature of this vast new medium. However,
there are a variety of tools that have been designed to assist in the evaluation of
Internet information. These include checklists, surveys or worksheets, as well as
rubrics.” (Greer et al., 1999).”

Como podemos ver pela citação existe muitas mais ferramentas ao dispor do utilizador para avaliar um site. Nesta óptica, os estudos de Grassian vieram reforçar a avaliação e informação online. Grassian defende que existem quatro dimensões a avaliar na Web. Sendo elas, Conteúdo e a avaliação (avaliação da informação do site em contraste com a informação disponibilizada na informação impressa.) ; fonte e data ( informação do criador do site e todos os colaboradores) ; estrutura ( um bom design gráfico pode conduzir a informação ao sucesso) ; e por último se o site disponibiliza bons links de motor de busca da tema presente no site.

Mais estudos foram feitos relativamente à avaliação da informação online, nomeadamente Richmond e Beck. Estes estudos vieram clarificar algumas das ideias defendidas por Grassier. Entre elas destacam-se a atenção dada para o registo das páginas e se as paginas podem ser navegadas em todos os browsers disponíveis no universo informático

Sem comentários:

Enviar um comentário